Este blog é um veículo de comunicação vinculado ao Núcleo de Produção Científica da Funesa / NPC-Funesa.
Aracaju - Sergipe, Brasil
Translate this page
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SES e Funesa participam da II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os membros do Núcleo de Pesquisa Cientifica - NPC, Tânia Santos, Kenya Nóbrega e Francisco Santana, da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), além de Lavínia Aragão e Ludmila Chagas representando a Secretaria de Estado da Saúde - SES, participaram como delegados da II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pela Fundação de Amparo e Pesquisas (Fapitec) na última sexta-feira (27/11), no auditório do Hotel Aquarius na capital.

O objetivo do encontro foi reunir instituições representativas dos diversos segmentos relacionados à ciência, tecnologia e inovação como as universidades, secretarias, empresas públicas, institutos, ONGs e outros organismos públicos e privados que militam nos referidos nichos para discutir temáticas importantes para o Desenvolvimento Científico e Econômico de Sergipe, com vistas à revisar o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que foi elaborado em 2008.

Os temas discutidos na conferência foram: Expansão e fortalecimento do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia; Promoção da Inovação Tecnológica nas empresas; Pesquisas em áreas estratégicas do Estado; Apoio à Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social e Mecanismos de Gestão e Difusão da C,T&I.

Fala de Tânia Santos, sobre o processo de indicação dos delegados para a Conferência - O processo de indicação dos delegados partiu da Fapitec-SE enquanto instância organizadora da Conferência. A partir disso, o Núcleo de Análises e Pesquisas em Politicas Públicas de Saúde / NAP-SES, coordenado pelo Prof. M.Sc. Francisco Santana, iniciou a articulação no âmbito da SES, objetivando designar 05 delegados para a referida atividade. Houve, assim, a sugestão dos delegados pelo NAP-SES para cada um dos 05 (cinco) eixos temáticos do Documento Base – Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2008. Em um segundo momento, o NAP-SES e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde da SES (NEPS-SES) articulou reuniões com as áreas técnicas da SES, objetivando ratificar os nomes previamente indicados. Nas reuniões foram elaboradas propostas para os 5 eixos temáticos a serem trabalhados na Conferência e que cada delegado deveria fazer a defesa. As propostas de cada delegado foram consolidadas e encaminhadas para a Fapitec-SE. Na minha opinião, a estratégia utilizada pelo NAP-SES possibilitou que o processo de indicação dos delegados e da elaboração das propostas fossem democrático e bastante participativo.

Fala de Kenya Nóbrega sobre a participação no evento - O debate entre diversos segmentos da sociedade para discutir um assunto tão complexo e de suma importância para o Estado quanto Ciência, Tecnologia e Inovação foi enriquecedor, na medida em que podemos expor as dificuldades e as necessidades por que passamos e tentamos juntos, encontrar o melhor caminho para atender às crescentes demandas nesse setor. Foi um dia bem intenso, porém saí com a certeza de que temos propostas que a médio e a longo prazo contribuirão de forma positiva para o avanço do Estado.

Fala de Francisco Santana, sobre a importância dos membros no evento: É evidente o envolvimento e proeminência da Funesa nas questões relacionadas à educação e saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde de Sergipe. Ciência, tecnologia e inovação estão relacionados de forma muito íntima com os objetivos da existência da Fundação Estadual de Saúde / Funesa que não se acomoda pelo fato de ser uma instituição recente e assume o desejo de figurar na vanguarda das temáticas aqui colocadas. Os técnicos da SES e da Funesa que foram escalados como delegados na Conferência desempenharam o papel que se espera de agentes públicos comprometidos com os temas tão relevantes que foram objeto de discussão. Por fim, a conferência foi, também, uma oportunidade para a afirmação do Núcleo de Pesquisa Científica da Funesa / NPC-Funesa; uma vez que os técnicos Francisco Santana, Tânia Santos e Kenya Idamara são membros do NPC e participaram da conferência respaldados pelos seus pares.

O economista da Fapitec, Ricardo Lacerda, falou sobre o eixo de cuidar das pessoas melhorando à Saúde Pública, o Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário, que são as principais preocupações de pesquisas do Governo e da Fapitec. Ainda de acordo com o economista, o compromisso do governador Jackson Barreto, é a melhoria na Ciência Tecnologia, Saúde e Educação, além do Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Pílulas para Filosofar...