Este blog é um veículo de comunicação vinculado ao Núcleo de Produção Científica da Funesa / NPC-Funesa.
Aracaju - Sergipe, Brasil
Translate this page
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 16 de julho de 2015

NPC-Funesa se associa à UFS para realizar pesquisa financiada por MS/SCTIE

A boa relação interinstitucional entre a Fundação Estadual de Saúde / Funesa e Universidade Federal de Sergipe / UFS é evidente desde a criação da Funesa, em 2008. O próprio NPC-Funesa surgiu a partir da colaboração da UFS que representada pelo seu Reitor, o Prof. Dr. Ângelo Roberto Antoniolli, apoiou efetivamente o desenvolvimento do projeto "Ciência em Gotas" mediante designação do Prof. Dr. João Carlos Queiroz para coordená-lo.

Alguns membros do NPC-Funesa apreciando o Edital.
Quando o NPC-Funesa teve acesso ao Edital nº 1, de 28/05/2015 do MS/SCTIE e o conteúdo foi apreciado em reunião percebemos a complexidade da proposta, sobretudo, quando comparada às nossas limitações de núcleo de pesquisa incipiente inserido numa instituição que ainda não tem clareza do nosso papel. Entretanto, achamos que deveríamos criar o fato, ou seja, submeter projeto dentro da Linha de Pesquisa 7: Qual o impacto na saúde dos trabalhadores expostos à múltiplas classes de agrotóxicos e o impacto financeiro das intoxicações por agrotóxicos para o SUS? e, uma vez sendo contemplado, iríamos negociar com a direção da Funesa as condição de execução da pesquisa até porque a Funesa figuraria como instituição proponente. Mas outros problemas como o pouco tempo disponível para a elaboração do projeto nos fizeram repensar e buscar outras alternativas para não ficar de fora dessa iniciativa do Ministério da Saúde. E a alternativa foi se associar à UFS que também submeteria projeto dentro da mesma linha de desejo do NPC-funesa.

Foi então que no último dia 13 de julho, a partir de uma articulação da coordenação da Escola Técnica do SUS de Sergipe / ETSUS-SE na pessoa do prof. Alessandro Reis, a profa. Tânia Santos (coordenadora do NPC-Funesa) compareceu a uma reunião na UFS, ocasião em que conheceu a profa. Tereza Raquel e a conversa evoluiu com a inserção do NPC no grupo de pesquisa da UFS.

Na manhã do dia 14 de julho recebemos a profa. Tereza Raquel em reunião nas dependências da Funesa, ocasião em que ela conheceu outros membros do NPC-Funesa, informou que o prof. Valter Joviniano será o coordenador do projeto e expôs as ideias do projeto que em linha gerais são as seguintes:
Alguns membros do NPC-Funesa em reunião com a profa. Tereza Raquel em 14/07/2015
Da esquerda para a direita: Kenya Idamara, Francisco Santana, Tereza Raquel e Tânia Santos
  • a abordagem principal será a do impacto na saúde dos trabalhadores e secundariamente será verificada alguma interface de impacto financeiro, provavelmente no que diz respeito à agravos crônicos.
  • o campo de estudo dentro do Estado de Sergipe será a regional de Aracaju, que compreende os municípios de  Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D´Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão.
  • os sujeitos da pesquisa serão os Agentes de Endemias desses municípios e talvez seja feita uma correlação com os Agentes Comunitários de Saúde.
  • o recorte temporal deverá ser de seis meses. 
Por fim, a profa. Tereza Raquel informou que o projeto será desenvolvido pela UFS em associação com a Fundacentro e a Funesa representada pelo NPC-Funesa e pela ETSUS-SE.

Da parte do NPC-Funesa, avaliamos que o desenvolvimento desse projeto em parceria com a UFS será extremamente rico para o futuro desse principiante e aguerrido núcleo de pesquisa. A Funesa, o Sistema Único de Saúde e a sociedade sergipana colherão os frutos desse projeto.

Boa Sorte!

Texto de autoria de José Francisco de SANTANA, revisado por Tânia Santos de Jesus, Kenya Idamara  de Mendonça e Flávia Priscilla Tenório.

0 comentários:

Postar um comentário

Pílulas para Filosofar...