A moderna tecnologia invadiu definitivamente os lares e o cotidiano das pessoas e a escola de hoje ficou extremamente ultrapassada, carecendo de reformas e reinvenção urgentes. Não se trata de imaginarmos algo surreal extraído de ficção! A revolução que imaginamos para termos uma escola conectada com a realidade passa pela valorização dos professores e pela efetiva inserção da família na vida da escola. Entendemos que esta fórmula garantiria professores estimulados, respeitados e comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem, implementando-se na escola o almejado conceito de eficiência.
Sabemos, entretanto, que ideologizar a educação ou saturar as escolas de equipamentos de TIC não resolverá a questão, porque o principal agente da transformação educacional é o professor. Nesse sentido, observamos que a proposta do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, a realizar-se em Recife-PE no período de 23 a 25 de setembro de 2015, é que a escola do futuro seja esta escola que temos, revestida de um novo ânimo, habitada por um quadro de educadores dispostos a fazer mais, com a sua competência, sensibilidade e dedicação ao educando.
A Fundação Estadual de Saúde - Funesa, através do seu Núcleo de Produção Científica (NPC-Funesa) também acredita que almejar eficiência na educação não é utopia e passa pela concreta manifestação de governantes e sociedade organizada. Afinal, não podemos conceber qualquer tipo de desenvolvimento sustentável sem atingir os patamares mínimos na formação do nosso povo. Não podemos compactuar com os pífios resultados alcançados pelo Brasil nas avaliações internacionais.
Neste sentido, temos a satisfação de tornar público que o NPC-Funesa participará do referido Congresso Internacional com a exposição oral do trabalho intitulado "Núcleo de Produção Científica da Funesa: A persistência de trabalhadores comprometidos com o fazer", de autoria dos professores e pesquisadores Tânia Santos de Jesus, Kenya Idamara Mendonça da Nóbrega, José Francisco de Santana e Flávia Priscila Souza Tenório.
Os autores compreendem que o trabalho representa a Funesa, a qual integra a estrutura administrativa da Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Referências:
Apresentação ao XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, acessado no dia 23 de julho de 2015 através do link http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/ocongresso.asp
Texto de autoria de José Francisco de SANTANA, revisado por Tânia Santos de Jesus, Kenya Idamara de Mendonça e Flávia Priscilla Tenório.