Este blog é um veículo de comunicação vinculado ao Núcleo de Produção Científica da Funesa / NPC-Funesa.
Aracaju - Sergipe, Brasil
Translate this page
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Resultados de pesquisas em políticas públicas para o SUS de Sergipe são apresentados em seminário.

Na manhã da última quinta-feira, 20 de agosto, em cerimônia bastante concorrida, aconteceu o Seminário Final do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas referente ao Edital Fapitec-SE nº 13/2012 - NAPs.

Os NAPs são Núcleos de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas, resultantes de parceria entre a Fapitec-SE e Secretarias Estaduais de Sergipe que se configuram em relevante oportunidade de atuação conjunta da instância fomentadora, gestores públicos e pesquisadores no sentido da formulação, análise e implementação de políticas públicas que venham atender às demandas sociais e institucionais, cujos resultados esclareçam e contribuam para a solução de problemas.
Mesa de abertura do evento
A atividade que teve como objetivos: 1) apresentar à sociedade os resultados dos projetos que visam subsidiar a formulação, avaliação e orientação de políticas públicas em linhas temáticas de interesse da administração pública estadual; 2) avaliar os resultados finais dos projetos de pesquisas fomentados com recursos do Edital Fapitec-SE / Funtec Nº 13/2012 - NAPs; 3) sensibilizar as entidades da administração pública estadual e colher subsídios para a estruturação do programa no Estado de Sergipe; aconteceu das 9:00 às 13:30 em três espaços simultâneos da Sociedade SEMEAR, localizada na rua Vila Cristina, 148 - Bairro São José, Aracaju-SE e contou com a participação de gestores e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, professores, pesquisadores, estudantes, representantes de instituições de ensino e pesquisa e público em geral.

Ao longo do Seminário foram apresentados os resultados finais ou parciais de trinta (30) estudos demandados das Secretarias de Estado da Saúde (SES); da Educação (SEED); do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC); Agricultura e Desenvolvimento (SEAGRI); Meio ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e Secretaria da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).
Auditório de abertura do evento.
Em primeiro plano, membros do Núcleo de Produção Científica da Funesa (NPC-Funesa).
As atividades relativas ao NAP-SES (Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas de Saúde) foram desenvolvidas no auditório da Sociedade SEMEAR e teve a moderação de Francisco Santana, coordenador do NAP-SES, com o apoio de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e da Fapitec-SE que atuaram como apreciadores / avaliadores das pesquisa. Os estudos vinculadas ao NAPSES foram apresentadas, conforme discriminação a seguir:
  • Título: Esquistossomose Mansônica: utilização de produtos naturais associados à nanopartículas na terapêutica da fibrose hepática. Pesquisadora coordenadora: Profa. Cláudia Moura de Melo / ITP-UNIT. Apreciadores / avaliadores: Alda Rodrigues + Sidney Lourdes
Prof. Dr. Daniel Badauê
  • Título: Efeito do hipotireoidismo gestacional experimental associado à dieta hiperlipídica na adiposidade e no comportamento ingestivo de prole de ratas. Pesquisador coordenador: Prof. Daniel Badauê Passos Junior / UFS. Apreciadores / avaliadores: Zaira Moura + Ana Mara.
  • Título: Levantamento de uso de plantas medicinais como estratégia para a implementação da fitoterapia no município de Aracaju-SE.  Pesquisadora coordenadora: Profa. Francilene Amaral da Silva / UFS. Apreciadores / avaliadores: Juliana Oliveira + Elisdete Santos.
  • Título: Levantamento de uso de plantas medicinais como estratégia para a implementação da fitoterapia no município de Aracaju-SE.  Pesquisadora coordenadora: Profa. Francilene Amaral da Silva / UFS. Apreciadores / avaliadores: Juliana Oliveira + Elisdete Santos.
  • Título: Fatores associados ao atraso no diagnóstico e tratamento do câncer de boca em Sergipe e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes. Pesquisador coordenador: Prof. Paulo Ricardo Saquete Martins Filho / UFS. Apreciadores: Analuisa Nascimento + Lívia Angélica.
Prof. Dr. Divaldo Lyra
  • Título: Implantação de um modelo de assistência farmacêutica para promoção do uso racional de medicamentos no Programa Farmácia Popular do Brasil, do Estado de Sergipe. Pesquisador coordenador: Prof. Divaldo Pereira de Lyra Junior / UFS. Apreciadores / avaliadores: Juliana Oliveira + Cíntia Santana.
  • Título: Metodologia de apuração de custos por processo de cuidado em pacientes com obesidade mórbida a ser utilizada em unidade de alta complexidade.  Pesquisador coordenador: Prof. Marco Antônio Prado Nunes / UFS. Apreciadores / avaliadores: Josefa Lusitânia.
  • Título: Estruturação e otimização da rede de unidades sentinelas para a Dengue no Estado de Sergipe. Pesquisador coordenador: Prof. Ricardo Queiroz Gurgel / UFS. Apreciadores / avaliadores: Alda Rodrigues + Sidney Lourdes.
  • Título: Avaliação da assistência oferecida em planejamento familiar no município de Lagarto-Se. Pesquisadora coordenadora: Profa. Rosemar Barbosa Mendes / UFS. Apreciadora / avaliadora: Zaira Moura.
  • Título: Condições climatológicas, características do ambiente urbano e presença de flebotomíneos envolvidos no ciclo de transmissão da Leishmaniose visceral urbana na cidade de Aracaju-SE. Coordenadora: Profa. Verônica de Lourdes Sierpe Jeraldo / UNIT. Apreciadores / avaliadoras: Alda Rodrigues + Neusita Oliveira.
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Prof. José Ricardo Santana, destacou a importância da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas no estado de Sergipe (NAPs):
“O objetivo é fazer com que você tenha conhecimento científico aplicado às políticas públicas. No caso das pesquisas apresentadas hoje, nós financiamos o trabalho a partir de demandas das secretarias que temos acordos de cooperação. Os projetos apresentados aqui foram desenvolvidos ao longo de um ano e meio a dois anos, contratados no final de 2013 e foram avaliados pelos gestores e consultores científicos”, explicou.
------------
Texto de autoria de José Francisco de SANTANA, revisado por Tânia Santos de Jesus, Kenya Idamara  de Mendonça e Flávia Priscilla Tenório.


0 comentários:

Postar um comentário

Pílulas para Filosofar...